kaedevolta.jpg

Máscaras faciais de Argila! Conheça seus benefícios.


Os benefícios do uso terapêutico da argila são conhecidos desde a época de Aristóteles e Hipócrates. Por serem minerais, as argilas têm componentes muito valiosos em sua composição que vão conferir as qualidades necessárias no uso estético e terapêutico e contribuir com a saúde da nossa pele.

Os principais minerais presentes na argila são o alumínio, magnésio, manganês, silício, zinco, sódio e potássio que desempenham diversas funções importantes na saúde de nossa pele, desde a renovação celular até a síntese de colágeno.

As propriedades de cada tipo de argila são consequência dos processos químicos que as rochas sedimentadas sofrem ao longo do tempo. As cores das argilas são conferidas de acordo com a maior ou menor quantidade desses minerais presentes em sua composição, e é isso que nos ajuda a decidir qual o tratamento ideal para cada tipo de pele. Os tipos mais conhecidos e comuns são:

Verde: tem grande função absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Amarela: excelente rejuvenescedor, podendo ser usada em todos os tipos de pele. Mas é nas peles secas e maduras que seu potencial é maior, pois o silício é um elemento catalizador para formação de colágeno da pele e para aumentar a elasticidade, ajudando a retardar e combater os sinais de envelhecimento da pele.

Vermelha: excelente para peles sensíveis, absorve a oleosidade, hidrata, previne linhas de expressão, tem efeito cicatrizante e, por ser rica em óxido de ferro, ela ajuda a renovar a estrutura das células, que precisam do ferro para realizar a respiração celular.

Branca: a mais suave de todas e pode ser utilizada em todos os tipos de pele. Absorve a oleosidade sem desidratar a pele, suaviza, cicatriza e pode ser usada no tratamento de manchas, pois possui efeito clareador. Também é antioxidante e ajuda a eliminar as toxinas da pele.

Rosa: indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendência alérgica ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas. Ajuda a manter a pele hidratada e com elasticidade, devolvendo seu viço e brilho natura.

Fonte: eCycle


.

Para preparar uma máscara simples, basta acrescentar um pouco de água em uma colher de sopa de argila até formar uma pastinha, espalhar no rosto limpo, deixar agir por 15 minutos e enxaguar. Mas o que você talvez não saiba é que existem alguns truques para potencializar os efeitos da máscara e algumas dicas do que nunca se deve fazer.

Então vamos lá:

– Escolha o tipo de argila de acordo com o resultado que quer obter ou com o seu tipo de pele.

A internet tem muito material bom disponível, pesquise um pouco e seja criativa, as argilas podem ser misturadas entre si para um resultado melhor. Exemplos: para peles oleosos e com manchas: verde e branca. Maduras: amarela e vermelha ou amarela e branca.

– Substitua a água por uma infusão de ervas ou flores e aproveite as propriedades das plantas. Exemplos: camomila, calêndula, rosas, lavanda, hibisco, erva-doce, alecrim ou hortelã. Você encontra essas ervas e flores secas em lojas que vendem produtos naturais a granel.

– Potencialize sua máscara acrescentando um pouquinho de aveia, cúrcuma ou matchá. Esses ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e são ótimos para a pele. Uma colherzinha de chá para cada colher de sopa de argila.

– Pode colocar uma ou duas gotinhas (no máximo!!) do óleo essencial de sua preferência, isso também vai ajudar a potencializar os efeitos da máscara. Alecrim para peles oleosas, lavanda para acalmar e rejuvenescer, capim limão para ativar a circulação, etc.

As possibilidades são muitas e o resultado maravilhoso! As máscaras podem ser feitas uma ou duas vezes na semana e podem ser variadas.

Importante:

– Aplicar sempre no rosto limpo

– Nunca usar recipientes e talheres de metal para manipular a argila. Use vidro, cerâmica ou madeira e espátulas de madeira ou silicone. O metal interfere no resultado e pode contaminar a argila.

– Nunca deixe a argila secar no rosto, depois de seca ela começa a absorver a água da nossa pele deixando-a ressecada e sem brilho. Quando sentir que a máscara começa a repuxar o rosto, está na hora de lavar e retirar a máscara (geralmente 15 a 20 minutos são suficientes).

– Potencializar a máscara é ótimo, mas cuidado, não exagere na criatividade, pesquise antes se o ingrediente pode ser usado na pele, nem tudo pode ser usado de forma tópica na pele, cuidado com os cítricos!

– Procure fazer a quantidade certa para não sobrar, não é recomendado guardar, mesmo em geladeira. Se quiser deixar uma quantidade maior pronta, guarde apenas os pós e deixe para acrescentar a água ou infusão apenas no momento do uso.


RECEITINHAS


Peles oleosas e com manchas:

½ colher de sopa de argila verde

½ colher de sopa de argila branca

1 colher de chá de matchá em pó

Infusão de camomila ou hortelã, o suficiente para formar uma pasta

1 gota de óleo essencial de melaleuca

Peles maduras e sem brilho:

1 colher de sopa de argila amarela

1 colher de chá de farinha de aveia

1 colher de há de cúrcuma

Infusão de lavanda, rosas ou hibisco

1 gota de óleo essencial de lavanda, gerânio ou palmarosa

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo