kaedevolta.jpg

SUAR OU NÃO SUAR?


Você pode achar nojento, mas o SUOR é muito importante para nossa saúde!! Sabe por quê?

Suar é uma das maneiras mais eficazes de limpar e eliminar toxinas do nosso corpo, o suor contém efeito contra micróbios, vírus, bactérias e fungos ajudando a combater germes que provocam algumas doenças e ainda ajuda no combate a acne pois para suar nossos poros se abrem e se limpam, evitando a formação de cravos e espinhas.

Mas se faz tão bem, por que queremos eliminá-lo?

O suor não possui cheiro algum, o que provoca o famoso cê-cê são as bactérias presentes em nossa pele que se alimentam do suor e das células mortas e, ao digerirem esse “alimento”, essas bactérias liberam um odor ruim.

E para se livrar do cê-cê: Antitranspirante ou desodorante?

Não, eles não são a mesma coisa!

Os ANTITRANSPIRANTES fecham as glândulas sudoríparas, evitando que você sue ou transpire. Os agentes antitranspirantes mais eficazes são os compostos de cloreto de alumínio, que se misturam ao suor para criar uma camada de gel que obstrui o duto da glândula sudorípara, além de fazer com que elas se contraiam. Quanto mais poros forem fechados, menos você suará. O processo é temporário, claro — uma hora o bloqueio sai junto com a descamação da pele.

No entanto, essa ação bloqueadora pode ser considera prejudicial porque ao não transpirarmos não ocorre o equilíbrio térmico, nem a eliminação de toxinas. Há estudos, ainda não sejam conclusivos, que indicam que o alumínio pode ser muito nocivo para a saúde, pois suas moléculas são pequenas e conseguem penetrar pela pele, entrando no nosso sistema sanguíneo com facilidade.

Existem muitos estudos que tentam relacionar o câncer de mama aos antitranspirantes, e, por mais que não seja ainda cientificamente comprovado, não há razão para usar algo que iniba o suor, que seja oclusivo e agressivo para a saúde.

Então qual a melhor alternativa?

O Desodorante!

Ele não vai fazer você parar de suar (ótimo, já aprendemos que suar faz bem!), mas eles miram nas bactérias que se alimentam do seu suor. Geralmente os desodorantes contém ativos que contribuem para fazer com que suas axilas se tornem ambientes inóspitos para as colônias de bactérias. Eles também podem conter bactericidas que matam os organismos antes que eles tenham tempo de digerir seus fluidos e soltar o famoso mau cheiro!





Posts recentes

Ver tudo